quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Centro de Convivência da Melhor Idade é destaque em Embu-Guaçu




Planejado para atender diariamente de segunda á sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h ás 17h, o Centro de Convivência da Melhor Idade tem a finalidade de “proporcionar a permanência diurna do idoso, desenvolvendo atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais, associativas e de educação para a cidadania”, afirma a primeira dama Cristiane Mandaji da Silva, responsável pela Assistência Social.
“Atendemos em nosso Centro de Convivência da Melhor Idade um número de aproximadamente 1200 idosos entre Embu-Guaçu e Cipó, que estão divididos em grupos como: grupo da ginástica, do artesanato, do teatro, da alfabetização, do violão, da dança e do coral”. Cristiane explica ainda que dentro de cada grupo realizam-se oficinas como, por exemplo: com o grupo de ginástica exercícios de aquecimento, alongamento, ginástica localizada, caminhada, e expressão corporal; já com o grupo de artesanato são realizadas oficinas de pintura em tecido, pintura em tela, decoupage, vagonite, crochê, fuxico e artesanato em vidro; e no grupo de violão são realizadas aulas de violão, canto e coral.
O grupo de idosos é atuante e ao participar das atividades trabalha-se a autoestima, o prazer, a satisfação e a alegria de poder estar com as outras pessoas em um espaço social, no qual se podem “realizar diversas atividades e ao mesmo tempo conversar, sorrir, dançar, desenvolver habilidades e competências, fortalecer laços e fazer novas amizades” destaca a primeira dama.
Além de toda esta integração o Centro de Convivência da Melhor Idade promove diversos passeios para melhor idade em feiras temáticas, eventos em outras cidades, passeio à praia, bailes, e também competições esportivas, dentre elas os Jogos Regionais do Idoso (JORI) que acontece todos os anos, onde o idoso pode participar das seguintes modalidades: vôlei adaptado masculino e feminino, tênis de mesa, xadrez, natação, bocha, malha, buraco, dama, dominó, truco e coreografias de dança.
O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade e também um dos nossos maiores desafios, pois causará um aumento das demandas sociais e econômicas, pensando nisso a Assistência Social realiza o trabalho – integrado com as Secretarias de Saúde, Educação e Esporte –, a fim de promover a saúde ocupacional e a qualidade do envelhecimento saudável, valorizando habilidades, competências, desempenho, motivação, autoestima, colaborando para um envelhecimento ativo, menos oneroso e mais feliz.
As inscrições estão abertas em ambos os centros (Jardim São Paulo e AFALESP – Cipó), o convite é feito para a melhor idade vir participar das oficinas educacionais, recreativas, culturais e esportivas. Para mais informações Secretaria de Ação Assistência fone: (11) 4661-8545.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário