terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Fernandes irá convocar Pirajuçara após aumento da tarifa



O prefeito Fernando Fernandes disse na última semana que pretende convocar a Viação Pirajuçara para que ela explique o aumento na tarifa dos ônibus circulares, autorizado pelo ex-prefeito Evilásio Farias, no dia 23 de dezembro. A passagem em Taboão da Serra aumentou duas vezes em 2012, passando de R$ 2,70 para R$ 3,30 em menos de um ano.
Fernandes disse que não teve acesso as planilhas da empresa com os custos do transporte de passageiros e disse que o valor é “absurdo”e irá avaliar a situação nos próximos dias. “A priori, quando você vê esse aumento, acha que é um absurdo. Mas eu não quero cometer injustiças, eu quero ver a planilha [documento em que a Viação Pirajuçara se baseou para dar pedir o aumento na tarifa]. Eu vou pedir a planilha”.



O prefeito recém empossado disse que os números de passageiros que são transportados na cidade não são divulgados. “A cidade tem alguns números que são segredos. Quantos passageiros são transportados pelas linhas, vocês que são repórteres, sabem? Eu não sei”, afirmou.

Outra crítica de Fernandes é a falta de transparência nos custos da empresa. “Como você faz um preço se você não tem a noção clara de quantos passageiros utilizam o transporte? Se você transportar um passageiro, o custo é muito alto. Agora se você transportar 30 mil, 40 mil passageiros esse custo deve reduzir bastante”.

Apesar do tom crítico em relação ao aumento na tarifa, Fernandes disse que não gostaria de falar sobre o reajuste sem ter todas as informações nas mãos. “Não quero iniciar um governo como eles iniciaram no ano passado falando sobre assuntos que eles não tinham conhecimento, emitiam pareceres, tiram conclusões de coisas que eles não sabiam, que eles não conheciam. Tudo o que eu falar vai ser em cima de uma análise. A priori, quero repetir, em parece um preço abusivo”.

Nesta segunda-feira, dia 7, a Câmara Municipal de Taboão da Serra deve apreciar os primeiros projetos enviados pelo prefeito Fernando Fernandes. Mesmo em recesso, os vereadores irão se reunir para votar a autorização para a revisão da Planta Genérica de Valores, primeiro passo para a redução do IPTU, além do aumento no salário de médicos e mudanças no zoneamento de algumas áreas da cidade.

Protesto

Nesta segunda-feira, dia 7, às 15h, um grupo de estudantes deve realizar uma manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus em Taboão da Serra. A concentração do ato acontecerá no estacionamento do Parque das Hortênsias, depois passará pela prefeitura e Câmara Municipal, no Jd. Maria Rosa.

“A ideia é mostrar às autoridades que tem gente que esta prestando atenção. E só vamos parar quando revogarem o aumento ou até que tenhamos algum retorno da causa. Também vamos reivindicar a regularização e volta do transporte alternativo, que foi suspenso pelo ex-prefeito Evilásio”, declarou Jonas Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário