quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Peneiras para o futsal do Cats começam na sexta-feira




As peneiras para as equipes de base, tanto para o masculino, quanto para o feminino, do Clube Atlético Taboão da Serra (Cats), acontecerão a partir da próxima sexta-feira, dia 1º de fevereiro, no Ginásio Zé do Feijão, localizado na Estrada Kizaemon Takeuti, nº 1950, Pirajussara. A inscrição é gratuita.

As equipes femininas do Cats abrirão a seletiva na sexta-feira, 01, às 17H. Atletas das categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17, nascidas entre os anos de 2001-2000, 1999-1998 e 1997-1996, respectivamente, poderão participar, além das categorias Sub-20 e Adulto; essas duas últimas, no entanto, deverão enviar currículo esportivo através do e-mail: futsalfemininotaboao@yahoo.com.br.

Já a peneira para as equipes de bases masculinas ocorrem no sábado, dia 2. O processo seletivo terá início com a categoria Sub-17, às 13H, seguido da Sub-15, às 14h30, Sub-13 às 16H, Sub-11 às 17H30, e, por fim, a Sub-19, às 19H. Para demais informações os interessados poderão acessar a página no Facebook “Cats Futsal Menores” ou enviar e-mail para o endereço: catsfutsalmenores@hotmail.com.

Lembrando que ambos os atletas das categorias femininas e masculinas deverão comparecer com 30 minutos de antecedência ao local, levando chuteira, caneleira e meião. 

Serviço

Seletiva de futsal feminino e masculino do CATS
Local: Ginásio Zé do Feijão
Endereço: Estrada Kizaemon Takeuti, nº 1950, Pirajuçara.
Data: 01/02 (seletiva futsal feminino) / 02/02 (seletiva futsal masculino)
Horário: a partir das 17h

Centro de Convivência da Melhor Idade é destaque em Embu-Guaçu




Planejado para atender diariamente de segunda á sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h ás 17h, o Centro de Convivência da Melhor Idade tem a finalidade de “proporcionar a permanência diurna do idoso, desenvolvendo atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais, associativas e de educação para a cidadania”, afirma a primeira dama Cristiane Mandaji da Silva, responsável pela Assistência Social.
“Atendemos em nosso Centro de Convivência da Melhor Idade um número de aproximadamente 1200 idosos entre Embu-Guaçu e Cipó, que estão divididos em grupos como: grupo da ginástica, do artesanato, do teatro, da alfabetização, do violão, da dança e do coral”. Cristiane explica ainda que dentro de cada grupo realizam-se oficinas como, por exemplo: com o grupo de ginástica exercícios de aquecimento, alongamento, ginástica localizada, caminhada, e expressão corporal; já com o grupo de artesanato são realizadas oficinas de pintura em tecido, pintura em tela, decoupage, vagonite, crochê, fuxico e artesanato em vidro; e no grupo de violão são realizadas aulas de violão, canto e coral.
O grupo de idosos é atuante e ao participar das atividades trabalha-se a autoestima, o prazer, a satisfação e a alegria de poder estar com as outras pessoas em um espaço social, no qual se podem “realizar diversas atividades e ao mesmo tempo conversar, sorrir, dançar, desenvolver habilidades e competências, fortalecer laços e fazer novas amizades” destaca a primeira dama.
Além de toda esta integração o Centro de Convivência da Melhor Idade promove diversos passeios para melhor idade em feiras temáticas, eventos em outras cidades, passeio à praia, bailes, e também competições esportivas, dentre elas os Jogos Regionais do Idoso (JORI) que acontece todos os anos, onde o idoso pode participar das seguintes modalidades: vôlei adaptado masculino e feminino, tênis de mesa, xadrez, natação, bocha, malha, buraco, dama, dominó, truco e coreografias de dança.
O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade e também um dos nossos maiores desafios, pois causará um aumento das demandas sociais e econômicas, pensando nisso a Assistência Social realiza o trabalho – integrado com as Secretarias de Saúde, Educação e Esporte –, a fim de promover a saúde ocupacional e a qualidade do envelhecimento saudável, valorizando habilidades, competências, desempenho, motivação, autoestima, colaborando para um envelhecimento ativo, menos oneroso e mais feliz.
As inscrições estão abertas em ambos os centros (Jardim São Paulo e AFALESP – Cipó), o convite é feito para a melhor idade vir participar das oficinas educacionais, recreativas, culturais e esportivas. Para mais informações Secretaria de Ação Assistência fone: (11) 4661-8545.

 

Triste herança...UBS Jacira




Uma herança nada boa foi deixado por Jorge costa ao seu sucessor Chuvisco,fácil ,simples e muito rápido de chegar a esta conclusão,fomos ao prédio que funciona o UBS Jacira,onde esta em obras para a ampliação do espaço,já não era surpresa o que foi encontrado,muito desrespeito com os munícipes e com os funcionários.

Enfim terminou…um mandato nada participativo onde reclamações não eram ouvidas e protocolos nunca foram respondidos.

Uma nova etapa começa,e com ela uma esperança muito grande,a população que necessita da saúde publica já pode vibrar e ter esperanças  com dias melhores. 

O estado que  se encontra ainda é lamentável,com portas sucateadas,janelas estouradas,vidros quebrados,mato alto, equipamentos odontológicos sucateados e sem utilização, banheiros desumanos e outras inúmeras irregularidades.

Uma série de mudanças precisam ser feitas,O site PORTALDEITAPECERICA.COM com o objetivo de mostrar os fatos como eles são,e de mostrar algumas alternativas,fomos em buscas de informações,pedimos a opiniões de muitas pessoas,funcionários também foram ouvidos ,mas não serão identificados por que não sabiam da reportagem.

Não adianta reformar e colocar novos equipamentos, se não colocarem grades de segurança em todas as janelas e portas,pois os bandidos arrombam as janelas disse o funcionario,outra opinião que foi muito discutida em nossas conversas foi a derrubado do muro e a colocação de grades,isso traz segurança ao patrimônio,pois com muros altos ninguém sabe o que se passa do outro lado,ai eles roubam em plena luz do dia. Ficam ai duas importantes dica, que ja deveriam ser implantadas ja nesta reforma,são elas então, a colocação de grades nas janelas e portas e a derrubada dos muros optando assim pela colocação de grades.Outra alternativa para abrigar os municipes que chegam cedo ao local é a implantação de uma cobertura bem na frente da unidade.

No local também funcionava uma base da GCM,que esta desativada ha anos.Vale lembrar que a frente da unidade já conta com estacionamento e uma área onde ja se encontra uma praça,visivelmente abandonada.

As fotos mostram com nitidez cada detalhe,desde a calçada,lixeiras,banheiros enfim,uma atitude deve ser tomada desde ja,isso é que toda a população espera.

Só pra lembrar… tratamentos dentários estavam suspensos  a quase um ano,voltaram a funcionar,mas somente pra quem aguardavam na fila de espera,e não ha ,pelo menos no UBS informações de quando o atendimento será normalizado.

MP aperta cerco a casas noturnas de Itapecerica e região após tragédia no RS

promotor

O Promotor de Justiça do Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, Gustavo Albano Dias da Silva anunciou, na tarde desta terça-feira (29), a instauração de um inquérito civil público para investigar o funcionamento de todas as casas noturnas da cidade e também de Juquitiba, Embu-Guaçu e São Lourenço. 

Ele oficiou ainda as prefeituras municipais e a polícia civil para que remetam a relação das casas noturnas cadastradas em cada cidade com intuito de identificar cada uma e também as clandestinas. O prazo para que a relação seja entregue ao Ministério Público é de 20 dias.

Após esse prazo e com as relações das casas noturnas em mãos, o promotor irá acionar o Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e o Corpo de Bombeiros para que cada estabelecimento seja vistoriado em relação a questões administrativas de alvarás de funcionamento, quanto à segurança do interior das casas e a poluição sonora.

Passada a vistoria e já ciente das clandestinas e das irregularidades dos estabelecimentos o promotor irá intimar os proprietários de cada uma e determinar um prazo para regularizar a situação delas, se caso não aceitarem ele entra com uma ação para interditar os estabelecimentos e ainda, obrigar que a prefeitura fiscalize com mais freqüência as casas noturnas de cada cidade.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Embu-Guaçu terá quatro noites de Carnaval na praça



Em Embu-Guaçu já esta tudo pronto para o tradicional carnaval que acontece na Praça Inácio Pires de Moraes, no centro. A folia vai acontecer em cinco noites e três matinês - começa a partir do dia 8 de fevereiro das 21h às 2h e segue todas as noites até o dia 12. Na última noite, terça-feira, a diversão acaba mais cedo à meia-noite. O Grupo de Teatro Arautos garantirá a animação das tradicionais matinês que acontecem nos dias 9, 10 e 11, das 14h às 18h.

 




Em sua terceira edição o evento tem mostrado, todos os anos, melhorias significativas em sua programação e consequentemente recebido um número maior de público. Este ano não será diferente, com segurança, comidas, bebidas e uma programação diversificada, o carnaval embu-guaçuense atenderá toda a família.

Esse ano o resgate da cultura será o foco principal de todo o evento. Muita tradição e diversão é o que está à espera do folião que escolher o Carnaval da Praça de Embu-Guaçu. O folclore carnavalesco marcará, levando muita beleza, cores e brilhos para a praça. O diferencial fica por conta do resgate a memória através das marchinhas carnavalescas embaladas pelo músico Thiago Krebs e banda.

GCM registra flagrante de despejo de entulho em Taboão da Serra

entulho0

Visando inibir o despejo de entulho em ruas de diversos bairros de Taboão da Serra, a Guarda Civil Municipal (GCM) intensifica patrulhamento em uma operação especial realizada pela corporação na cidade. No último domingo, 27, um caminhão de uma empresa de caçambas foi apreendido no momento em que despejava entulho no Piscinão do Parque Pinheiros. A ação rápida da GCM garantiu a apreensão imediata do veículo e a aplicação de multa ao infrator.
Além da apreensão do veículo, cuja multa é no valor de R$1.773,90, mais aquelas referentes às irregularidades do veículo, o responsável responderá um processo criminal pelo crime contra o meio ambiente.
De acordo com o secretário de Segurança, Gerson Pereira Brito, as apreensões de nada valem se não forem dadas a elas um caráter pedagógico através da ampla divulgação. “Principalmente pelos altos gastos que a prefeitura vem tendo com a limpeza destes locais, tendo em vista as chuvas torrenciais que estão ocorrendo”, afirmou.

A gestão do novo secretário vem sendo elogiada pelos integrantes da corporação.

Menino de doze anos morre em acidente entre ônibus e carreta em Juquitiba

caminhao_1

Um menino de apenas doze anos de idade morreu em um acidente, por volta das 15h, desta segunda-feira (28) entre uma carreta e um ônibus da Miracatiba, no km 335 da Rodovia Régis Bittencourt na cidade de Juquitiba, sentido Curitiba. Ele estava com o seu pai na carreta carregada de mamão, quando o veículo bateu na traseira do ônibus e ficou preso nas ferragens.
O acidente mobilizou diversas viaturas do Samu, Autopista, Corpo de Bombeiros e polícia militar. O número exato de passageiros que estavam no ônibus ainda não foi informado, mas segundo informações da Autopista Régis Bittencourt oito vítimas se feriram no acidente e foram levadas para o Pronto Socorro de Juquitiba.
O estado de saúde do motorista é grave e ele foi socorrido ao Hospital Geral de Itapecerica. A ocorrência será apresentada na Delegacia de Juquitiba. A via chegou a registrar no máximo seis quilômetros de lentidão, desde às 15h, horário em que o acidente aconteceu.
A PRF trabalha com duas hípoteses que podem ter ocasionado o acidente, a primeira o motorista ter dormido ao volante, ou ter se distraído com alguma outra coisa, uma vez que o ônibus estava parado no acostamento pegando passageiros, no momento do acidente.
onibus_2
Esse é o segundo acidente registrado, em menos de três dias, na Rodovia. Cinco moradores do Jardim Nissalves, entre eles um menino de apenas sete anos morreram quando voltavam de uma festa em um sítio de São Lourenço. A mãe da criança sobreviveu e ainda está internada.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Prefeito Chuvisco e Sabesp buscam melhorias para Itapecerica




O prefeito de Itapecerica da Serra, Chuvisco, recebeu na tarde do último dia 24 de janeiro em seu gabinete representantes da empresa Sabesp, responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na cidade.
Entre os membros da Sabesp estava o superintendente da Unidade de Negócios Sul (MS), Roberval Tavares, que ratificou o compromisso da empresa com Itapecerica da Serra e se colocou à disposição para uma parceria para solução de problemas mais imediatos.



Chuvisco aproveitou a reunião para cobrar dois pontos principais da Sabesp: a reposição asfáltica nas ações que a empresa realiza na cidade e um cronograma de obras tanto da expansão da rede de água quanto de esgoto.

No entender do prefeito, o serviço de terceirização que a Sabesp utiliza para recapear as ruas após suas obras não é satisfatório e tem causado problemas à cidade. “Tivemos um problema grande no Jardim Pelúcio e isso tem se repetido pela cidade. A rua Angola no Parque Paraíso é outro exemplo”, afirmou o prefeito Chuvisco após apresentar um relatório com inúmeros danos.

O superintendente Roberval Tavares se comprometeu a apresentar um cronograma de obras na próxima reunião, que deve acontecer no dia 18 de fevereiro.

“Quero um cronograma de obras e vou convidar todos os vereadores da cidade para participarem da reunião, assim eles funcionarão como multiplicadores da informação junto à população”, disse Chuvisco.

Estiveram presentes na reunião a vice-prefeita Regina Corsini; o secretário de Governo, Ciência e Tecnologia, Dr. José Martins Filho, e assessores do prefeito; além dos representantes da Sabesp Meunim de Oliveira Júnior (Gerente Regional), Dirlene Paula Gomes (Gerente de Operações de Águas) e Hélio da Costa (Assessor Institucional).

Itapecerica e Embu-Guaçu têm aumento no número de homicídios




Os dados divulgados na sexta-feira, dia 25, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revela o crescimento no número de homicídios nas cidades da região. Em comparação com 2011, apenas Juquitiba teve redução no número de casos. Em Embu-Guaçu, os assassinatos aumentaram 63% e em Itapecerica da Serra, 42%. Embu foi a cidade da região que mais registrou homicídios.
Em Embu das Artes foi a cidade da região que mais registrou homicídios em 2012, ao todo, foram 56 assassinatos, contra 51 de 2011, um aumento de 9,8%. A cidade não sofreu tanto com a onda de violência registrada em outubro, quando foram registrados quatro casos. Em Taboão da Serra, outubro foi o mês mais violento do ano.

Por outro lado, Embu das Artes apresentou menos latrocínios (roubo seguido de morte) do que Taboão da Serra. Embu teve três casos do gênero, enquanto Taboão da Serra registrou sete durante o ano. A cidade não teve nenhum caso de roubo a banco em 2012.

Itapecerica da Serra também teve um elevado número de homicídios em 2012. No município foram registrados 30 assassinatos, contra 21 do ano passado, um aumento de 42%. Itapecerica também teve dois casos de latrocínio.

Embu-Guaçu foi a quarta cidade da região que mais teve casos de homicídios, foram 18 casos em 2012, contra 11 no ano anterior, o que representou um aumento de 63%.

Já São Lourenço da Serra, uma das cidade mais pacatas da Grande São Paulo tem um número elevado de homicídios, principalmente se comparado com o histórico da cidade. Em 2011, a cidade registrou apenas um assassinato, já em 2012, esse número cresceu para seis. Juquitiba foi a cidade com menos casos de homicídios: três durante todo ano.

Itapecerica da Serra contará com 159 agentes de organização escolar




Neste ano a delegacia de ensino de Itapecerica da Serra contará com 159 agentes de organização escolar. A nomeação, assinada pelo governador Geraldo Alckmin, foi publicada na última quinta-feira, dia 24, no Diário Oficial do Estado. Também nesta edição foi divulgada a convocação dos profissionais para as perícias médicas, que terão início na próxima segunda-feira, dia 28. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o salário é de R$ 840,00.
As perícias médicas serão realizadas pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME), em parceria com Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). As datas, os horários e os locais das perícias foram informados por e-mail aos candidatos e estão disponíveis ainda no Portal da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br) e no site da Vunesp (www.vunesp.com.br). Não haverá possibilidade de alteração de data.

O candidato deve comparecer à perícia médica com a cópia do RG, duas fotos 3x4 e exames médicos solicitados. A relação de exames necessários consta nas instruções especiais e no edital do concurso público e nos informativos que foram enviados para os candidatos. Ao todo serão mais de 32 mil agentes de organização escolar em todo o Estado, atuando nas 5 mil escolas da rede estadual nas 91 diretorias regionais de ensino.

Função
Os agentes de organização escolar têm entre suas atribuições zelar pelo bem-estar dos alunos e pela estrutura física da unidade de ensino, orientar os estudantes quanto às normas de conduta previstas no regimento escolar, controlar a movimentação dos alunos nas dependências da escola e auxiliar na manutenção da disciplina geral.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Taboão da Serra precisa contratar 85 médicos para atuar nas Unidades Básicas de Saúde

secretaia450

Está em andamento o plano emergencial para tentar melhorar a saúde de Taboão da Serra. As primeiras ações são administrativas e passam pela mudança de diretores e servidores com a meta de garantir uma espécie de choque de gestão, com foco na qualidade e humanização do atendimento. Em outra ponta aparece o aumento salarial proposto aos médicos como forma de ajudar a suprir a carência de 85 médicos para atuar nas unidades básicas de saúde. A secretária disse que Taboão apresenta demanda para o trabalho de 120 médicos e atualmente tem 35 atuando na assistência básica.
O primeiro raios X da saúde na cidade após a mudança de governo foi feito na quinta-feira, 24, em audiência da Comissão de Saúde da Câmara, pela secretária municipal de saúde, Raquel Zaicaner, executora oficial do plano emergencial proposto pelo prefeito Fernando Fernandes, logo após a sua diplomação no cargo. A secretaria foi convidada para falar sobre a saúde aos vereadores.
O aumento salarial para atrair médicos à cidade travou na câmara e os vereadores tentam entendimento para aprovar a proposta. Os da oposição querem contemplar com o aumento outras categorias da saúde e querem manter a gratificação dos médicos.  
“Temos carência de 500 horas em clínica geral, 460 em pediatria e carência em psiquiatria. Também falta médico em 7 equipes do Programa de Saúde da Família. Esse é o primeiro momento, depois tratamos das especialidades”, apontou.
Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Saúde Pública, Medicina do Trabalho, Administração, gestão e planejamento de serviços e sistemas de Saúde, além de residência médica e comunitária, a secretária Raquel Zaicaner falou com propriedade sobre todos os problemas na saúde de Taboão. Disse que a equipe se reúne todas as semanas para discutir soluções. Contou que a crise financeira provocada pela dívida deixada pela gestão anterior se constitui em um problema grave, que impede até mesmo quem sejam concedidas férias aos profissionais da área até que as primeiras ações surtam efeito. Também destacou que a saúde utiliza mais de 70% dos recursos para o pagamento de servidores.
 Ela salientou que estão ocorrendo discussões em âmbito regional para evitar a “canibalização”, processo por meio do qual as cidades brigam entre si para oferecer salários maiores que as outras a fim de atrair médicos.
 “Estamos trabalhando políticas de saúde para fixar os profissionais médicos nas cidades”, adiantou.
 Durante a audiência pública a secretária também se mostrou favorável à administração dos pronto-socorros pelas Organizações Social que administra o Hospital Geral do Pirajuçara. Ela disse que nem sempre aprovou as OSs mas com o tempo e a experiência na área entendeu que esse modelo de gestão é o mais apropriado quando observa o cumprimento dos direitos trabalhistas.
“Queremos choque de gestão premiando aqueles servidores realmente comprometidos com a população”, afirma.
Participaram da audiência pública 11 vereadores de Taboão da Serra. A atividade foi conduzida pela presidente da Comissão de Saúde, Érica Franquini. A vereadora Joice Silva é vice-presidente, Professor Moreira, membro. Os vereadores Cido, Marco Porta, Carlinhos do Leme, Marcos Paulo, Ronaldo Onishi, André Egydio, Luis Lune e Eduardo Lopes também prestigiaram a atividade. Além do secretário de governo, Cândido Ribeiro.

A presidente da Comissão, Érica Franquini, disse que durante a semana andou por todas as unidades de saúde da cidade para conhecer de perto a realidade da saúde em Taboão da Serra. “Sabemos das necessidades do aumento do salário dos médicos e não somos contra isso, mas temos que pensar em todas as categorias que fazem parte da saúde, como as enfermeiras, as auxiliares e os odontólogos”, disse.

Para a vereadora Joice Silva, membro da comissão de saúde, a audiência foi bastante positiva para que os vereadores de oposição se convençam da necessidade da contratação de mais médicos. “Hoje temos uma necessidade de cerca de 120 médicos para atender todas as unidades de saúde, temos um déficit. Atualmente na rede pública temos apenas 40 e precisamos contratar cerca de 80 a 85 profissionais de várias especialidades”, afirmou.

Segundo o vereador Cido, a audiência pública ajudou a quantificar a real necessidade da contratação de médicos, além de melhorar o atendimento nas unidades de Pronto Atendimento, principalmente na PS da Antena.
“Hoje temos um serviço caro e de má qualidade que custa R$ 34 milhões por ano para o município. Mesmo com esse gasto absurdo, o atendimento ainda é ruim. O prefeito Fernando Fernandes está buscando uma solução para isso e tenho certeza que a saúde vai melhorar em pouco tempo, mas precisamos ajudar a aprovar as leis”.

A Câmara Municipal irá votar o projeto de aumento no salário dos médicos na primeira sessão ordinária no ano, marcada para o dia 5 de fevereiro, após o recesso parlamentar. 


Copa Dom José começa com disputa acirrada em Embu das Artes

Copa_Dom

Começou neste domingo, 27,  com a realização de 5 jogos simultâneos em vários campos de futebol  de Embu das Artes a primeira rodada da 11ª Copa Dom José. Ao todo 48 equipes disputarão cinco jogos por domingo em diferentes campos da cidade de Embu das Artes. 

Os jogos acontecem a partir das 10 horas da manhã. Os atletas demonstram a qualidade dos times amadores da cidade. Os organizadores destacam como ponto forte da competição a elevada qualidade dos jogos bem como o respeito às regras que garantem o alto nível da já tradicional Copa Dom José.

 Os classificados para a segunda rodada jogarão em campos ainda não definidos. Os jogos serão sempre aos domingos e o término do campeonato está previsto para dia 17/3.

Serviço:  11ª Copa Dom José

Campos onde acontecem os jogos da primeira rodada:
Dom José: Avenida Lorena s/nº - Jd. Dom José.
Emílio Carlos: Avenida Luiz Boylles nº 543 – Jd. Emílio Carlos
João Marreta: Rua José Mendes Ferreira s/nº - Jd. Santa Tereza – Campo/Quadra
Magali: Estrada do Gramado, 835 – Jd. Magali
Cercado Grande: Av. Elias Yasbek, s/n, ao lado do Pronto Socorro Municipal
Mais informações com a comissão organizadora:
Telefone: (TIM) 9-8750-8002
Email:ronaldo.eugenio@ig.com.br
Facebook.com/ronaldo.eugenio.142
Clique aqui para ver a tabela do campeonato.