sexta-feira, 31 de maio de 2013

Prefeitura assina convênio para garantir qualificação de catadores de material reciclável em Embu das Artes

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Com intuito de garantir a formação e capacitar os catadores de material reciclável da cidade de Embu das Artes a prefeitura da cidade assinou o “Termo de Parceria” com o Instituto Ecoar. A assinatura aconteceu no Parque do Lago Francisco Rizzo, na última sexta-feira (24). Na ocasião diversos catadores participaram do lançamento do projeto “Fortalecimento e Organização dos Catadores de Material Reciclável da Região Metropolitana Oeste de São Paulo” durante todo o dia. 

O objetivo do projeto é dar formação para mais de 803 catadores, por meio de diversos temas que serão trabalhados, entre eles: o cooperativismo, as questões das doenças do trabalhador, autogestão, questões administrativas, operacionais e ambientais entre outras. Nesse projeto serão beneficiadas as cooperativas das cidades de Embu das Artes, Cotia, Itapevi, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra, Osasco, Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Jandira e a região oeste da cidade de São Paulo.

O secretário de Meio Ambiente da cidade Embu, Geraldo Juncal Júnior lembrou em sua fala que já trabalhou na região do Campo Limpo em urbanizações de favela e disse ser necessário o resgate de políticas públicas para inclusão da população que ainda vive na rede da pobreza. Juncal defendeu ainda a construção de políticas de resíduos sólidos, a busca pela sustentabilidade e um trabalho na linha de coleta seletiva. “O envolvimento das entidades trará avanços e conquistas às cooperativas”, afirmou.

Na ocasião o Parque promoveu palestra ministrada pelo professor Paul Singer, autor e co-autor de mais de 20 livros sobre economia. De acordo com ele esse projeto é um modelo a ser copiado por muitos. Irá proporcionar uma troca de informações e ajuda mutua, com muita responsabilidade, uma vez que cada um tem caráter e preferências próprias. Singer afirmou que a alma desse projeto é a economia solidária onde é permitido o direito de opinar.
E ressaltou sobre os dois principais desafios que a categoria ainda precisa enfrentar e superar, o número de 90% de catadores ainda não organizados – moradores de rua, lixão, saindo na sorte para sustentar a família e ainda, que o catador não venda mais os resíduos sólidos que recolhem nas ruas, mas sim transformem em objetos que tenham valor. “Com apoio do Ministério da Cultura seja ministrados cursos para garantir que vocês usem o que catam para ter padrão de vida decente”, afirmou.
Roberto Rocha, o presidente do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável afirmou que o primeiro passo foi dado, mas a responsabilidade da continuidade do processo “é de todos vocês. Para que a rede dê certo e possa avançar”, afirmou. Ele aconselhou que a participação de todos é essencial sem desanimar. “Nosso papel é não desistir e discutir questões em coletivo, sem formação de ‘rodinhas’. Esse é um momento de fortalecimento”, frisou.

Os catadores mostraram-se felizes com a conquista. Discursaram em prol de melhorias de condições de trabalho, aumento de renda e diminuição de esforços físicos com uso de equipamentos adequados. “Começamos a caminhar e isso deve ser feito todos juntos para avançarmos e conseguirmos crescermos juntos”, afirmou a presidente da Rede Verde Sustentável formada também no evento, Rosa.

Ainda durante o lançamento do projeto, uma assembleia para a constituição da Cooperativa de Segundo Grau “Rede Verde Sustentável” foi ministrada. A cooperativa tem como foco novos cooperados e a comercialização de materiais reciclados.

Embu das Artes já tem sua cooperativa. O Programa de Coleta Seletiva e a Cooperativa de Reciclagem de Matéria-prima de Embu (Coopermape) começou em 1997 quando um grupo de catadores que trabalhava no aterro sanitário iniciou as atividades que continuam até hoje, beneficiando mais de 40 pessoas.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Após críticas Jorge Costa diz que deixou prefeitura com receita e patrimônio recorde

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Está dando o que falar em Itapecerica da Serra a publicação feita pelo ex-prefeito do município, Jorge Costa (PMDB), no jornal Página 7, numa tentativa clara de abafar as críticas comumente feitas à sua administração muitas vezes abertamente pelos integrantes do governo do prefeito Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB).  O ex-prefeito não escondia de ninguém a sua insatisfação com a aliança entre PMDB e PSDB na disputa pela sua sucessão. Chegou a articular sem sucesso o lançamento da candidatura do seu vice-prefeito Toninho Trolesi. 
 Integrantes do novo governo chegaram a declarar que ele não se empenhou como devia na eleição de Chuvisco e criticam sem trégua a sua administração nesses primeiros meses. Até mesmo os que integraram o governo do ex-prefeito evitam menções de apoio ou elogio público à sua gestão. A situação se repete na Câmara, onde o ex-prefeito chegou a ser taxado de forasteiro e de “devastar a cidade”. Por conta disso, o meio político de itapecericano entendeu a publicação como uma tentativa de resposta de Jorge Costa às críticas frequentes.
Com o título Comunicado de Jorge Costa, a publicação traz um texto de apenas um parágrafo ao lado de um demonstrativo de receita e despesa. O texto diz que quando ele assumiu a prefeitura de Itapecerica em 2005 a cidade tinha orçamento de R$ 94 milhões e R$ 48 milhões em dívidas deixadas por seu antecessor no cargo. 
De acordo com a nota os R$ 48 milhões devidos correspondiam a débitos junto à Sabesp, a Eletropaulo, fornecedores e os funcionários públicos. 
O ex-prefeito se orgulha de dizer que após os 8 anos de sua gestão deixou para o município patrimônio equivalente a R$ 1 bilhão, elevou o orçamento municipal para R$ 400 milhões e ainda deixou em caixa R$ 54 milhões.  "Este é o maior orçamento dos 136 anos de história de Itapecerica", finaliza a publicação.   
O prefeito Chuvisco não costuma tratar da administração passada. Em todas as ocasiões que concede entrevista Chuvisco foca seu discurso na sua administração e nas suas propostas. Mesmo quando trata dos problemas herdados ele não tece críticas ao seu antecessor. 

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quarta-feira, 29 de maio de 2013

Empresas de transporte visitam a rodoviária de Embu das Artes

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Empresas do ramo de transporte de passageiros visitaram no dia 25 a futura Rodoviária de Embu das Artes, que deverá ser inaugurada em julho. É a primeira da região, de onde partirão ônibus para cidades de São Paulo e outros estados. Haverá ainda a venda de passagens aéreas para vários destinos no Brasil e transporte até o aeroporto de Congonhas, além de translado para as rodoviárias da Capital.

Na ocasião, todas puderam conhecer o empreendimento que atenderá as zonas oeste e sul de São Paulo, além das oito cidades do sudoeste da Grande São Paulo, região que agrega cerca de 1 milhão de habitantes.

Para atuar no terminal, as organizações irão requerer a permissão das agências reguladoras - Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) - entidades, com as quais, o prefeito Chico Brito já se reuniu para obter a autorização de operação da Rodoviária. 

“É Importante ressaltar que o interesse das companhias e sindicatos reforça ainda mais o reconhecimento por parte dos órgãos reguladores, o que impulsionará e irá acelerar os trâmites burocráticos cabíveis”, afirmou o prefeito.

Chico Brito mostrou o espaço e as instalações que irão proporcionar conforto e segurança aos passageiros: “É uma localização excelente, próxima à rodovia Régis Bittencourt e ao Rodoanel. Em breve contará com agência bancária, comércio, supermercado e o novo prédio do Fórum, que irão potencializar ainda mais o entorno”.

A visita também foi conduzida pelo secretário Francisco Carlos “Cal” (Trânsito e Transportes) que respondeu a todas as perguntas dos presentes e fez um apelo: “Apresentem suas propostas”.

A secretária Maira Monteiro (Obras) esclareceu as questões referentes à edificação e o secretário Valdir Barbosa (Turismo) mencionou o potencial turístico receptivo que será gerado para Embu das Artes com a abertura do terminal, atraindo mais público.

O diretor administrativo Rodrigo Takami, da Riera Empreendimentos - administradora da Rodoviária - forneceu informações relevantes aos representantes das empresas.O vice-prefeito Natinha e o secretário adjunto João Paulo Celis (Transportes) também recepcionaram e orientaram o grupo.

Empresas interessadas: Viação Gontijo e São Geraldo, Viação Eucatur, Viação Catarinense, Rápido Ribeirão Preto e 1001, Viação Cometa, Viação Reunidas, Viação Intersul/Registro, Viação Itapemirim, Viação Motta, Viação Expresso Guanabara, Viação Itamarati, Empresa Flatur, Empresa Gadotti Santa Catarina, Cooperativa Transartes, Viação Breda e Coopercav.

Cinpal fará nova reforma na fonte luminosa da praça Nicola Vivilechio

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Graças a uma articulação do vice-prefeito Laércio Lopes a Cinpal vai recuperar a fonte luminosa da Praça Nicola Vivilechio, que junto do Parque das Hortênsias figura como os dois principais pontos turísticos de Taboão da Serra. Já faz mais de um ano que a falta de manutenção na praça e na fonte luminosa arrancam queixas dos seus frequentadores e admiradores. 
A fonte guarda parte relevante da história do município. Na última reforma promovida pela própria Cinpal ganhou como  atração a “dança das águas” que faz com que a água se movimente seguindo a melodia de músicas clássicas, um espetáculo à parte para quem gosta de apreciar o local, que mais parece um oásis nas margens da Régis Bittencourt.
 No dia  23, Laércio Lopes e o presidente da empresa Cinpal, Vitor Mamana, foram até a juntos para verificar in loco a situação da fonte e seus problemas. A visita constatou o que a população já sabia: a fonte está praticamente destruída, o chafariz não funciona, vários bicos de ferro que davam forma à dança das águas foram furtados e o entorno da fonte foi alvo de pichadores.
 Em entrevista por telefone ao site Jornal na Net logo após visitar a praça, o vice-prefeito Laércio Lopes lamentou a destruição da fonte e disse que o presidente da Cinpal assumiu o compromisso de revitalizar e entregar a praça até o final de junho.
 Laércio está seguindo determinação do prefeito Fernando Fernandes de buscar parcerias com as empresas instaladas no município visando firmar parcerias para solucionar problemas como a destruição da fonte luminosa, por exemplo. 
 “Pessoalmente me sinto muito feliz de poder contar com a ajuda do Vitor e da Cinpal para entregar aos moradores de Taboão o maior cartão postal da nossa cidade”, afirmou. 
 Após a reforma  da fonte a praça deve receber vigilância permanente visando garantir a preservação da fonte que foi inaugurada e entregue ao município pela primeira vez em 1972. 

terça-feira, 28 de maio de 2013

Vereador André Despézio trabalha para que a cidade ofereça curso à população.






Neste ultimo mês de Maio o vereador André Despézio apresentou uma indicação ao poder executivo municipal com a proposta de que viabilize a possibilidade de implantar curso básico de Informática (ex.: digitação e Office), em todos os CID’S, com certificado de conclusão ao final do curso.
Juntamente com seus pares que assinam, a indicação tem por objetivo “o incentivo a todas as crianças que utilizam os CID’S a cada dia mais ter o interesse em participar de programas educativos, a fim de que fizer um curso de informática é muito importante, pois hoje em dia os computadores estão em todos os lugares e saber aproveitar os seus recursos é fundamental.
       Importante citar que será de grande valia e como diz o ditado popular, ninguém nasce sabendo, então um curso de informática é a ponte para usufruir das ferramentas maravilhosas que a informática oferece.
       Ressalto que, com este incentivo todas as crianças irão se entusiasmar para a participação freqüente do curso e assim não ficará mais nas ruas, correndo riscos.
       Destarte espera-se contar com a usual atenção do Executivo a esta indicação por tratar-se de medida de interesse público.”, finaliza o texto da justificativa.
Devemos olhar para a juventude de São Lourenço da Serra, e nos preocupar em oferecer as oportunidades para que todos tenham a possibilidade de aprender informática, ressaltou o vereador André Despézio.
“Estamos chegando a um tempo próximo onde a pessoa que não souber informática será quase considerado um analfabeto, devemos como representantes do povo buscar novas oportunidades para todos, pois quando se adquire conhecimento se leva para a vida toda, ninguém pode mais tirar de você, e com essa possibilidade de cursos levaremos qualificação profissional e conhecimento”, finalizou o vereador.

Prefeitura e EMTU fazem reunião para melhoria do transporte

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O prefeito de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves Chuvisco, se reuniu na manhã da última sexta-feira, 22, com o diretor presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Júnior.
Estavam presentes também na reunião o secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, Sergio Dói; o secretário de Governo, Ciência e Tecnologia, José Martins; e os vereadores, Cícero Costa, Ramon Corsini, Hércules da Farmácia, Jonas Feijó e Gerson Lazarin.
A reunião tratou de adequações e melhorias nas linhas de ônibus que contemplam os bairros do Horizonte Azul, Santa Júlia, Jardim das Oliveiras e Serra Linda. Foi pedido também a criação de uma nova linha que ligaria o bairro da Mombaça à Santo Amaro, na capital paulista.
Segundo Joaquim Lopes a EMTU fará o possível para atender as reivindicações do poder executivo e legislativo de Itapecerica da Serra, tratando com prioridade os pedidos, já que eles representam exigências vindas da população.
O evento serviu também para salientar a parceria entre prefeitura e EMTU nas reformas dos abrigos das paradas de ônibus e do terminal do Jardim Jacira.
Chuvisco aproveitou a ocasião para propor a construção de uma baía com recuo na parada dos ônibus no bairro do Valo Velho, localizada na Avenida Armando Salles próximo a divisa com São Paulo.
Para o prefeito a obra seria importante, pois ajudaria a desobstruir o trânsito, trazendo maior fluidez para o tráfego no local.    

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Corpo do empresário Roberto Civita será velado e cremado em Itapecerica da Serra



O corpo do empresário Roberto Civita, de 76 anos, filho de Victor Civita, fundador do Grupo Abril, será velado na manhã desta segunda-feira (27) a partir das 11h no crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.  O corpo chegou ao local ainda durante a madrugada, por volta das 4h, e um grupo de funcionários do Grupo Abril acompanhava os últimos preparativos para o velório. A cerimônia de cremação vai ocorrer no mesmo local e está prevista para 17h.

Civita morreu neste domingo (26), no Hospital Sírio-Libanês, na Bela Vista, região central de São Paulo, onde estava internado desde fevereiro. O empresário morreu às 21h41 devido à falência de múltiplos órgãos. De acordo com nota do Grupo Abril, ele estava internado para a correção de um aneurisma abdominal Civita foi operado durante o Carnaval para a colocação de uma prótese na aorta, mas teve complicações causadas por uma hemorragia. O quadro foi revertido, mas o estado de outros órgãos se complicou até chegar à falência múltipla.

Histórico
Roberto Civita estava no comando da companhia havia mais de duas décadas, período em que a empresa diversificou seus negócios, tornando-se um dos maiores conglomerados de comunicação da América Latina. O grupo é responsável pela publicação das  revistas "Veja", "Exame", "Nova" e "Quatro Rodas", entre outras.

Civita acumulava os cargos de presidente do Conselho de Administração e diretor editorial do Grupo Abril, e presidente do conselho da Abril Educação. Mas, desde a sua internação, em março, estava afastado de todas as suas atividades no grupo, que foram assumidas interinamente pelo seu filho Giancarlo Civita, presidente executivo do Grupo Abril e vice-chairman da Abrilpar.

O publisher assumiu a presidência do Grupo Abril em 1990, após a morte do pai, quando se iniciou o período de intensa diversificação dos negócios da companhia, com atuação nas áreas de mídia, educação, gráfica, distribuição e logística.

Hoje, o grupo é composto pela Abril S.A., empresa responsável pelas áreas de mídia (Editora Abril, Mídia Digital, Elemidia, Alphabase, MTV e Casa Cor), gráfica, logística e distribuição, e pela Abril Educação. O Grupo conta ainda com a Fundação Victor Civita, criada em 1985 com o objetivo de fortalecer a educação de base no Brasil.

Sob o comando de Roberto Civita, a Abril investiu em televisão e internet. Colocou no ar a TVA e a MTV, considerada o primeiro canal de TV segmentado do Brasil. Na internet, a primeira iniciativa foi com o BOL, Brasil Online, lançado em 1996, e mais tarde incorporado ao UOL.

Em 1999 foi lançado o Ajato, provedor de internet em banda larga. Hoje, a Abril Mídia Digital é a unidade do grupo responsável pelos novos negócios digitais da Abril.

Na área de educação, fazem parte do grupo as editoras Ática e Scipione, os sistemas de ensino Anglo, Ser, Maxi e GEO, o Siga (focado na preparação para concursos públicos), o Curso e o Colégio pH, o Grupo ETB (Escolas Técnicas do Brasil), a Escola Satélite, a rede de escolas de inglês Red Balloon e a Livemocha, ensino de idiomas. Criada em 2007 como um braço do Grupo Abril, a Abril Educação passou a atuar separadamente da Abril S.A. no início de 2010, por meio de uma reorganização societária.

Em maio de 2006, a Abril anunciou a sociedade com o grupo de mídia sul-africano Naspers, que passou a deter 30% do capital da Abril SA, incluindo a compra dos 13,8% que pertenciam aos fundos de investimento administrados pela Capital International.

Câmara de Itapecerica realiza audiência pública sobre Lei do Orçamento Municipal




O reajuste salarial de 11,06 % beneficiando o funcionalismo público da cidade de Juquitiba, no dia 11 de maio, veio à tona durante audiência pública na última quarta-feira (22) realizada na Câmara Municipal de Itapecerica da Serra. Na ocasião foi discutido o  projeto de Lei nº 1507/13 que estabelece as diretrizes a serem observadas da Lei Orçamentária do município para o exercício de 2014. Cerca de seis pessoas participaram da audiência, além dos vereadores Cícero Costa, Alex Pires, Jonas Feijó e Fabinho Gêmeos.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos, Adalberto Felix Rocha enquanto os servidores de Juquitiba receberam esse reajuste a administração municipal de Itapecerica promove a proposta de reajuste salarial de 6,58%, uma reposição da inflação acumulada de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012.

“Ano passado disse que não ia fazer o projeto de recuperação das percas salariais dos funcionários, agora está previsto”, questionou ao secretário de Finanças, Antônio de Godoy, durante audiência. Godoy afirmou que não vê condições de aplicar as percas salariais sem que a receita do município permita isso. “O quadro não é satisfatório. Só de pessoal a receita é de 50%. Se houver receita melhor tratamos desse assunto”, afirmou.

A prefeitura tem até junho desse ano para encaminhar à Câmara a Lei com os recursos financeiros disponíveis para o exercício de 2014 – Lei Orçamentária Anual, outra audiência pública será realizada e emendas podem ser propostas pelos vereadores. Até setembro os vereadores remetem a lei ao executivo e só depois a LDO segue para votação pelo plenário da Câmara.

A apresentação do texto-base foi feita pelo assessor jurídico da Câmara, advogado Bráulio de Sousa Filho. O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Hércules da Farmácia, abriu para as perguntas dos participantes, mas somente o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais apresentou questão.

Outro benefício

Os funcionários públicos devem receber ajuste ainda no auxílio-alimentação – hoje em R$ 80,00 para quem recebe até dois salários mínimos - de R$ 90,00 para os servidores até a referência 10 (atualmente R$ 1.064,00), na data-base de 1º de maio. O benefício deve ser feito só em julho.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ex-servidores LN de Taboão formam comissão para reivindicar direitos trabalhistas




Ao todo 130 ex-servidores livre-nomeados da prefeitura de Taboão participaram de reunião na noite desta quinta-feira (23) na Câmara Municipal da cidade. O objetivo deles é cobrar o pagamento da atual administração de seus direitos trabalhistas, não recebidos há cinco meses. Cerca de 800 também não receberam suas rescisões. Informações não confirmadas apontam que alguns deles já receberam, mas nenhum extrato foi mostrado.

Na ocasião, além de formarem uma comissão de sete pessoas, eles receberam apoio dos vereadores Luiz Lune (PCdoB), Moreira (PT), Marco Paulo (PSB), Erica Franquini (PDT), Ronaldo Onishi (PSB) e André da Sorriso (PSDB).

Onishi afirmou em seu discurso que não existe bandeira política nesta discussão. Marco Paulo defendeu transparência nas negociações “se for parcelado vocês ficarão sabendo sem criar falsas expectativas”. De acordo com ele todos os ex-servidores merecem receber por igual. A vereadora Erica disse ter certeza que a comissão será recebida pelo prefeito e se comprometeu nesta sexta-feira (24) a marcar a data para que eles sejam recebidos pelo prefeito.

Lune disse aos ex-servidores que eles têm o seu apoio e devem insistir até esgotar todas as possibilidades. Moreira também disse apoiar a causa e defendeu mobilizações na Régis Bittencourt e ruas de bairros. “Aqui é uma questão de direito, não estão pedindo esmolas”, frisou.

O vereador André da Sorriso também se comprometeu a marcar uma data a fim de que o prefeito receba a comissão dos livre-nomeados. Ele e Moreira lembraram que os ex-funcionários da Iacta saíram e depois de três meses receberam todos os seus direitos.

Um ex-servidor prestes a se aposentar está com 65 anos e disse que não ter o direito de se aposentar é uma vergonha. “Quero me aposentar, mas não posso. Preciso receber dinheiro, todos nós precisamos”, afirmou.

A comissão dos ex-servidores é formada por sete componetes: Ana Sirlene (educação), Jaime Gonçalves e Aparecida (saúde), Marcos Mendonça (esporte), Donizete Soares (ouvidoria) Josivaldo Alves e Rodrigo César (habitação).

O próximo encontro do grupo acontece na próxima quarta-feira (29) às 18h30, mais uma vez na Câmara Municipal.

PREFEITURA DE SÃO LOURENÇO ENTREGA KIT ESCOLAR




Um dos bens mais preciosos desse mundo com toda certeza é a EDUCAÇÃO. E mais uma conquista alcançada pelo prefeito Fernandão junto a Diretora da Educação Nelma e a Primeira Dama Ângela. As crianças de São Lourenço da Serra, a partir de agora, terão material escolar de ótima qualidade, testado e aprovado por todos os órgãos competentes. Muitos se disse sobre fazer a diferença durante os anos em nosso município,  em conjunto, as diretoras e professoras das creches e escolas municipais, que na entrega do material, mostraram total transparência e dedicação em seu trabalho, com escolas impecáveis, crianças muito bem tratadas, e professores felizes em suas funções. São Lourenço da Serra, como sempre um exemplo para todas as cidades da região, priorizando a educação, e fazendo dela um ganho ao município.
  O vereador André Despézio parabenizou a atitude e a entrega dos kit´s , e completou com a seguinte declaração.
  " Somente a educação pode levar um país para frente, temos que apoiar nossas crianças que são o futuro da nossa cidade."

Embu das Artes recebe a 1ª “Escola do Empreendedor” de São Paulo

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Embu das Artes é a primeira cidade do estado a receber a “Escola do Empreendedor Paulista”. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (21/5) no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, com a presença de autoridades.

A escola é um programa do Banco do Povo Paulista (BPP), teve início em 20 de agosto de 2012, em caráter experimental, e foi efetivado pelo Governo Estadual na segunda-feira (20/5).

Tem por objetivo promover a capacitação, por meio do ensino à distância, de microempreendedores de atividades rurais, industriais, comerciais e de prestação de serviços. Está aberta a interessados de todo o Brasil.

Contém 10 cursos gratuitos com duração de duas a três horas, que podem ser realizados separadamente: Empreendorismo na Prática; Atendimento ao Cliente; Consumidor e Fornecedor; Ações de Marketing; Formalização; Formação de Preços; Vendas e Ganhos; Gestão Financeira; Higiene e Segurança; e Sustentabilidade e Comunidade.

O material é composto por três recursos: apostilas (com orientações e exercícios), vídeo-aulas e site, que dá acesso ao conteúdo, atividades, avaliação e emissão do certificado de participação do curso.

No município, surge com uma parceria entre Prefeitura de Embu das Artes, Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (por meio do BPP) e Fundação Anchieta.

Em seu discurso, o prefeito Chico Brito declarou que a escola irá proporcionar um ambiente favorável para o florescimento do empreendedorismo local. “Agregamos cidadania ao darmos as condições para cada um conduzir seu próprio negócio”, concluiu.

O diretor executivo do Banco do Povo Paulista (BPP), Antonio Mendonça (representando do secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Ortiz), lembrou que há R$ 1.3 milhão disponíveis para empréstimo na cidade. “Esse é o banco que vai ao povo. Só aqui atendemos 600 famílias”, destacou.

O coordenador estadual de Políticas de Emprego e Renda, Pedro Nepomuceno, disse que o programa é um caminho, “o primeiro passo”, para o indivíduo ter seu empreendimento. Nepomuceno aproveitou ainda para anunciar uma novidade: “O Centro Paula Souza irá disponibilizar 30 cursos para Embu das Artes em julho”.

Autoridades presentes na mesa diretora: vice-prefeito Natinha, a secretária de Assistência Social, Qualificação Profissional e Trabalho, Daniela Almeida Brito, a vereadora Rosana Almeida, o diretor municipal de Trabalho e Qualificação Profissional José Reinaldo e o vereador de Itapecerica da Serra, Edicarlos “Sangue Bom”.

Secretários presentes no evento: Silvino Bomfim (Esportes), Roberta Maria dos Santos (adjunta de Assistência Social), Maria das Graças (adjunta de Saúde) e Isac Felix (adjunto de Cultura).


O “Banco do Povo Paulista”, assim como a “Escola do Empreendedor Paulista”, ficam na “Casa do Empreendedor” (localizada na rua Siqueira Campos, 100, Centro, Embu das Artes, tel. 4704-5159), onde os interessados poderão receber orientação e os clientes do banco poderão retirar o kit do empreendedor. 

Embu das Artes sedia encontro de catadores de material reciclável da região oeste de São Paulo

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A Prefeitura de Embu das Artes em parceria com o Instituto ECOAR para a Cidadania e a Unisol Brasil promovem evento para lançamento do projeto “Fortalecimento e Organização dos Catadores de Material Reciclável da Região Metropolitana Oeste de São Paulo”. A Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) patrocinam o encontro que acontece no Parque do Lago Francisco Rizzo durante todo o dia 24/5.

Ao longo do encontro haverá também uma palestra sobre Economia Solidária com a participação do secretário nacional de Economia Solidária , economista e professor Paul Singer, autor e co-autor de mais de 20 livros sobre economia.

Embu das Artes, Cotia, Itapevi, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra, Osasco, Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Jandira e a região oeste da cidade de São Paulo participam do projeto que dará formação para mais de 800 catadores dessas localidades. Serão trabalhados diversos temas entre eles o cooperativismo, as questões das doenças do trabalhador, autogestão, questões administrativas, operacionais e ambientais entre outras.

A Unisol é uma central de cooperativas e empreendimentos solidários com fins não econômicos que atua em âmbito nacional. O Instituto ECOAR para a Cidadania é uma organização da sociedade civil de interesse público, sediada na cidade de São Paulo e formada por profissionais, estudiosos e ambientalistas que elaboram e implementam programas e projetos de educação para sustentabilidade.

Durante o encontro, haverá uma assembléia de constituição da Cooperativa de Segundo Grau da Rede Verde Sustentável, que tem como foco em novos cooperados e na comercialização de materiais reciclados.

Embu das Artes já tem sua cooperativa. O Programa de Coleta Seletiva e a Cooperativa de Reciclagem de Matéria-prima de Embu (Coopermape) começou em 1997 quando um grupo de catadores que trabalhava no aterro sanitário iniciou as atividades que continuam até hoje, beneficiando mais de 40 pessoas.

Lançamento do Projeto “Fortalecimento e Organização dos Catadores de Material Reciclável da região metropolitana oeste de São Paulo

Data: 24/5

Horário: 9 às 18h

Local: Pq. do Lago Francisco Rizzo – Rua Alberto Giosa, 320, Quinhaú

Confirmar presença pelo email: marione@ecoar.org.br ou pelo telefone: 3129-5765

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vereadores de Itapecerica mantêm veto de Rodízio de Veículos por nove votos contra três

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Os vereadores de Itapecerica da Serra mantiveram por nove votos contra três a rejeição do projeto de lei de autoria do vereador Cleber Bernardes estabelecendo rodízio de veículos em ruas centrais do município em dias e horários pré-estabelecidos, de veículos com placas de outros municípios. Eles seguiram o parecer do setor Jurídico da prefeitura apontando a inconstitucionalidade da medida, que atingiria diretamente o chamado direito de ir e vir garantido pela Constituição Federal. Além do parecer da Comissão de Justiça e redação pela manutenção do veto. A votação aconteceu na sessão desta terça-feira, dia 21. Nenhum outro projeto foi votado.

Antes mesmo da votação, na segunda parte da sessão, a Ordem do Dia, o vereador autor da Lei, Cléber Bernardes pediu que os vereadores votassem pela rejeição do veto do executivo, de acordo com ele a Lei é inconstitucional sim, mas é uma maneira de despertar o debate sobre o trânsito caótico na cidade e uma maneira de melhorá-lo. “Em São Paulo todos convivem há mais de 14 anos com o rodízio e respeitam. A cidade virou um legítimo corredor de escape do trânsito de São Paulo, como no caso da proibição do trafego de caminhões”, disse. A lei de Itapecerica é igual à implantada em São Paulo em 1997, pelo então prefeito Celso Pitta.

Sangbom também usou da palavra na tribuna. Ele não poupou críticas ao livre nomeado Pastor Márcio e ao ex-companheiro de partido que disputou e perdeu a eleição majoritária. De acordo com ele, o pastor teria afirmado que iria “destruí-lo” em seu púlpito e ainda teria colocado palavras em sua boca em relação aos servidores do almoxarifado. “Ao invés de me destruir você deve usar o púlpito para pregar a palavra de Deus, porque eu estou aqui para falar em nome do povo. Jamais vou me intimidar com ameaças de A,B ou C. Faço pela população”, afirmou.
Ele avisou que semana que vem irá procurar o promotor para se precaver, caso aconteça alguma coisa. “Vou fechar a boca, se alguém infelizmente fechar. Usa púlpito para fazer campanha. Não me ameace venha pessoalmente”, convidou.
O convite dele também foi estendido para o ex-companheiro de partido. Sangbom convidou Chaves para um debate a fim de mostrar os seus 12 anos de trabalho nas ruas, quem é o Sangbom e militância juntamente com ele “que tanto fiz, ajudei e hoje não presto. A pior coisa é ingratidão. Jamais trai, não vou colocar na internet vou usar a tribuna”, deu o recado.

Ele recebeu apoio dos vereadores Cléber Bernardes e Cícero Costa. “Tem que falar mesmo vereador, os servidores estão lá para prestar serviços para todos. O senhor fala a verdade é por isso que está aqui como vereador. Incomodamos mesmo, quero continuar e fazer por onde que alguns que conheço não retornem para essa casa”, disparou Cícero Costa. Cléber por sua vez, disse que o espaço [Câmara] é soberano e inviolável. “Você expressa o que sente, se tiver exercendo dentro da constituição pode contar com a nossa casa. Ande com a cabeça erguida, você é um homem de bem”, disse à Sangbom.

Cléber Bernardes fez denúncias de bota-fora, disse não ter provas, mas afirmou querer que providências sejam tomadas, caso contrário (não por omissão do prefeito, disse), mas por “pilantragem” ele mesmo vai acionar o Ministério Público. Cícero Costa disparou: “Essa novela do bota-fora só vai terminar quando alguns integrantes desse bando, quadrilha forem presos, pelo menos um. Se não acontecer isso, vai continuar”, opinou.

Bernardes anunciou em sua fala também, que recebeu o convite do prefeito Chuvisco para ser o líder de governo, mas recusou a proposta, uma vez que acredita que foi eleito para fazer o melhor para o povo. Disse que o voto foi um sinal de reconhecimento e que toma essa decisão com uma certa mágoa e pesar. “Não fui escolhido para ser fantoche, marionete de ninguém”, afirmou. E completou "talvez o líder de governo seja o Hércules da Farmácia".

O vereador Gerson Lazarini usou à tribuna para lamentar a fala do deputado estadual, Geraldo Cruz (PT) durante a sessão solene em comemoração aos 136 anos da cidade, na última sexta. Na ocasião ele se posicionou contrário à lei do governador Geraldo Alckmin que prevê a mudança da maioridade penal para 16 anos. De acordo com Gerson para os jovens da cidade eles defendem sim cinema, cultura e esporte, porém “nós estamos falando de bandidos menores infratores que assaltam e matam nossos filhos”, afirmou. Ele defendeu que é necessário tomar atitudes contra a violência infantil e defendeu a diminuição da maioridade penal e deu o recado: “Cresce um pouco e esquece essa briga entre PT e PSDB. Acho uma pena você ter ocupado a tribuna para falar essa bobagem”.

Cléber Bernardes por fim, seguiu a mesma linha de raciocínio de Gerson. Ele disse ser favorável a redução da maioridade penal, uma vez que tem direito a voto e podem sim responder por seus atos como criminosos. “Não entendi o raciocínio. Governo também não é a favor, quer tornar a Lei mais rígida”, explicou.
Durante a explicação pessoal, o vereador Antônio Trolesi afirmou que notícias veiculadas nos jornais e também no site da prefeitura dando conta que a educação em período integral já teria sido implantada não passam de brincadeiras, uma vez que deveria ser implantada neste mês de maio, mas só deve acontecer mesmo no 2º semestre do ano.
De acordo com ele, não se pode brincar com coisa séria e ainda, colocar o prefeito de forma vexatória, apontado que a assessoria ou pessoas estão mal informadas ou não planejaram as coisas direito. Ele afirmou que em resposta a requerimento encaminhado à secretaria de Educação a implantação da educação em período integral “só está dependendo da liberação de recurso. Porém estamos trabalhando para ser o mais rápido possível”, afirma a nota. Ainda, segundo a nota, ao todo serão contemplados 1.295 alunos de seis escolas do 1º ao 5º ano. “A cidade tem mais de 10 mil alunos”. Ainda, segundo ele, a política de Chuvisco foi tirar o período integral, já que no ano passado tinha. "O que é pregado não é feito", disparou.

Fonte: Jornal Na Net

Artesp e ANTT aprovam a Rodoviária de Embu das Artes

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O prefeito Chico Brito participou de duas reuniões importantes nos últimos dias. Uma com da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e outra em Brasília, na Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT).
Na Artesp, o encontro foi com o diretor de logística Marcos Martinez. O prefeito solicitou a autorização para que as empresas de ônibus estaduais possam operar na rodoviária com destino à 28 cidades litorâneas e no interior. A Artesp aprovou a proposta e fará uma vistoria à obra ainda este mês acompanhada das 20 empresas interessadas A agência regula todo o transporte rodoviário no Estado de São Paulo.
A outra reunião aconteceu em Brasília com o diretor geral da ANTT, Jorge Luiz Macedo Bastos, também para solicitar a autorização, mas desta vez para que empresas interestaduais também realizem viagens partindo de Embu das Artes para outros estados. “Todos ficaram animados ao saber que a rodoviária está muito próxima do Rodoanel, o que viabiliza muito as viagens interestaduais”, disse o prefeito.
Além das passagens terrestres, haverá venda de passagens aéreas para vários destinos no Brasil e um ônibus que irá até o aeroporto de Congonhas com todo o conforto e segurança.
A rodoviária de Embu das Artes, que tem previsão de inauguração para o final de julho, será a primeira rodoviária interestadual da região sudoeste da Grande São Paulo e irá atender inclusive toda a zona sul. Segundo o secretário de Transportes de Embu das Artes, Francisco Carlos, o Cal, a expectativa é de que mais de 27 mil pessoas utilizem o terminal todos os dias.
Prefeito e Deputado vistoriam a obra
O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, e o deputado estadual, Geraldo Cruz, vistoriaram na tarde desta quinta-feira, 16/5, as obras da rodoviária. Geraldo Cruz, um dos idealizadores do projeto, não escondia o orgulho ao visitar as dependências da rodoviária: “tudo isso foi pensado em 2001. O prefeito Chico Brito está realizando um projeto fantástico. Essa é a administração que pensa na cidade, no povo e no desenvolvimento da região”, falou o deputado.
A rodoviária de Embu das Artes terá estacionamento para 100 carros e um mercado municipal todo em estilo colonial com restaurante de comidas típicas, revistaria, lojas de artesanato e loja de sucos e frutas. Todos os espaços já estão locados. 

Prefeitura de Itapecerica abre Concurso Público para Agentes Comunitários de Saúde




A Prefeitura de Itapecerica da Serra está realizando Concurso Público para Agente Comunitário de Saúde da Autarquia de Saúde – IS. As vagas são para as unidades de saúde dos bairros do Potuverá, Branca Flor, Horizonte Azul, Jacira, Mombaça, Parque Paraiso e São Pedro.
O Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição desenvolver ações domiciliares ou comunitárias, em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal, sempre visando a prevenção de doenças e promoção da saúde.
As inscrições devem ser feitas na própria unidade de saúde, no período de 20 de maio a 7 de junho, das 9 às 16 horas. O candidato deve ter ensino fundamental completo e residir na micro-área correspondente à área de atuação, conforme descrito no Edital 001/2013. Os documentos necessários para inscrição são cópia e original do RG e da carteira de reservista; comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral; cópia do comprovante de conclusão do ensino fundamental e comprovante de residência. O salário é de R$ 748,00 para uma carga horária de 40 horas semanais.
Mais informações devem ser conferidas no Edital 001/2013, publicado no site da Prefeitura, no link:
http://www.itapecerica.sp.gov.br/concurso-publico/arquivos/2013/Edital_CP_01_2013_Agente_Comunitario_de_Saude_V2.pdf