quinta-feira, 21 de março de 2013

Itapecerica da Serra será contemplada com Escola Técnica em 2014


download

A cidade de Itapecerica da Serra deve ser contemplada em meados de 2014 com um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), antiga Escola Técnica Federal, no Sítio dos Patos, localizado na Rodovia Armando Sales. Os vereadores do município aprovaram por unanimidade o projeto de Lei nº 1.500, em sessão extraordinária, realizada na terça-feira (12). No último dia 18 de março, o prefeito Amarildo Gonçalves o Chuvisco, assinou o Termo de Doação de terreno para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 
“O poder público de nossa cidade, assim como a população, já mostrou que tem anseio pela educação. Estamos olhando pela oportunidade de ensino para os jovens, sobretudo os de baixa renda. A vinda do Instituto vem ao encontro às nossas necessidades e é de suma importância para o futuro da cidade”, disse o prefeito Chuvisco", disse o prefeito na assinatura do termo.
O terreno doado fica localizado na Rodovia Armando Salles e possui cerca de 21.000 metros quadrados. Inicialmente o local terá 3.000 metros quadrados de construção, sendo que o Instituto deverá atender 1.200 alunos.
 A construção do instituto no município é considerada um marco para a cidade. De acordo com o secretário de Governo, José Martins e o vereador Antônio Trolesi o estudo para a implantação do instituto começou há aproximadamente um ano e meio atrás, no governo do então prefeito Jorge Costa. Um dos terrenos cotados para a construção era no Montesano, mas não foi aprovado pelo governo, porque não tinha esgoto e licença da Cetesb.
“Para a construção do Instituto será necessário desafetar menos de 20% da área que foi adquirida com o dinheiro da educação. O Governo do Estado mostra que está a favor do município. O prazo para se acertar é até dia 15, mas o importante é que está sendo feito e é algo para filhos, netos”, disse Trolesi.
“A contemplação da escola técnica vai de encontro com a lacuna que ficou na educação. Na questão das universidades conquistamos espaço e os jovens foram inseridos no circuito universitário”, observou Cléber Bernardes.

Saiba mais sobre o Instituto

O Instituto foi fundado em 1909,como Escola de Aprendizes Artífices.Durante seus 103 anos de história, recebeu, também, os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade.

Com a mudança, o Instituto Federal de São Paulo passou a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática, porém continuará oferecendo cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação.
Além dos cursos presenciais, o Instituto Federal de São Paulo oferece os cursos Técnicos em Administração e em Informática para Internet e, a partir de 2012, o superior de Formação de Professores na modalidade de Ensino a Distância (EaD).
O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 22 mil alunos matriculados nos 28 campie 20 polos de educação a distância divididos pelo estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário