quinta-feira, 13 de junho de 2013

PREFEITURA DE EMBU-GUAÇU LEVA SAÚDE ATÉ A CASA DAS PESSOAS



A Prefeitura de Embu-Guaçu, através da Secretaria de Saúde lançou o Programa “Melhor em Casa”, visando a desospitalização dos pacientes que tem condições de serem mais bem cuidados em casa. Estiveram presentes no dia, o Prefeito Clodoaldo (PMDB), Vice-Prefeito Manoel do Posto , Secretário de Saúde Luciano Farnezi de Oliveira e Vereador Sandro Social . O serviço esta voltado para o suporte às famílias e pacientes. “O intuito é proporcionar um tratamento humanizado, no qual eles têm a oportunidade de diminuir os riscos de infecções” disse o Secretário de Saúde, Luciano.
O objetivo do “Melhor em Casa” é propor o cuidado e a atenção multiprofissional aos pacientes, contribuir para a otimização de leitos hospitalares, reduzindo o tempo de permanência e aumentando a rotatividade dos leitos clínicos; evitar a hospitalização desnecessária; reduzir taxas de reinternações; minimizar riscos de infecção hospitalar; qualificar o cuidado; humanizar o tratamento através da reintegração no grupo familiar. O suporte é oferecido através de visitas regulares dos profissionais da Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar – EMAD (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais) e Equipe Multiprofissional de Atendimento e Apoio – EMAP (fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais), de acordo com o plano de atendimento desenvolvido para cada paciente, com oferta de recursos humanos, equipamentos, materiais e medicamentos.
A equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, e o atendimento é feito em caráter de plantão durante toda a semana, 12 horas por dia, podendo acontecer, também, nos finais de semana e feriados. Idosos, pessoas com necessidade de reabilitação motora, pacientes crônicos e seu agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, poderão ser inseridos no “Melhor em Casa” e ter toda a assistência em seus lares, recebendo cuidados mais próximos de seus familiares.
Segundo, Prefeito Clodoaldo a expectativa é que o atendimento domiciliar do programa ajude desocupar os leitos de quem pode se recuperar em casa, reduzir as filas não só na Unidade Mista de Saúde (UMS) do Centro, mas também da Unidade Básica de Saúde (UBS) no Cipó. “A medicina aprendeu que esse tipo de atenção domiciliar reduz a necessidade de internação, reduz infecção hospitalar, qualifica e humaniza o cuidado no conforto do domicílio e perto da família”, destacou o Prefeito Clodoaldo durante o evento.
Eliane Alves Faria, coordenadora e também assistente social do programa, explica que o processo começa através de uma ficha de solicitação de avaliação preenchida por médicos ou enfermeiros do local em que o paciente se encontra e passou por atendimento, a partir desta, a equipe vai até o local fazer uma avaliação com a família, se há um familiar em condições para aprender a cuidar do paciente, e também verificam se a residência do mesmo atende aos requisitos básicos para receber a pessoa que necessita dos cuidados. “Após ser atendido e previamente avaliado pelo médico ou equipe médica, o paciente é encaminhado até nós do “Melhor em Casa” e assim começa o nosso trabalho. O número de visitas varia de acordo com a necessidade de cada paciente”, concluiu Eliane.

Os pacientes acompanhados pela equipe contarão com o apoio da Unidade Mista de Saúde (UMS), Unidade Básica de Saúde (UBS), Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “A complexidade deste processo de cuidados e atendimentos que está sendo transferido para o domicílio será tratada de forma criteriosa, com meios de controles bem definidos, proporcionando segurança e qualidade principalmente na assistência ao paciente”, afirma Luciano, Secretário de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário