quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Câmara aprova projeto que prevê clínica veterinária municipal




Na sessão da última terça-feira, dia 5, o projeto de lei de autoria do vereador Eduardo Nóbrega, que prevê a criação de uma clínica veterinária municipal, foi aprovado por unanimidade. O projeto autoriza o prefeito Fernando Fernandes a criar no município esse atendimento a cães, gatos e outros animais de pequeno porte.
Segundo Eduardo Nóbrega, após a aprovação do projeto, o próximo passo e conversar com o prefeito Fernando Fernandes para garantir verba no orçamento do próximo ano para a instalação do projeto. “Nossa ideia é criar pelo menos uma clínica municipal onde os animais sejam tratados com dignidade e respeito”, disse Nóbrega.



Eduardo Nóbrega afirmou que a clínica poderia atender tanto animais de rua, que não tem donos, como também os animais de estimação de moradores da cidade que não têm condições de pagar por uma clínica particular. “Sabemos que essa demanda é grande no município e temos condições de tratar a todos os animais com dignidade”, afirmou.

Nóbrega também garantiu que sua proposta é ampliar os pontos de atendimento. “O município pode fechar alguns convênios com clínicas particulares, sabemos que muitos veterinários acabam atendendo essa demanda por amor aos animais, mas temos condições de ampliar esse atendimento através de parcerias com a prefeitura”, garante.

O projeto aprovado por todos os vereadores prevê os seguintes procedimentos: castrações, vacinações, partos e atendimentos clínicos. As vacinações indicadas pelo Ministério da Saúde, de caráter obrigatório, serão aplicadas gratuitamente.

A lei prevê ainda que para a utilização dos serviços da clínica veterinária municipal, o dono do animal deverá ter renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos, estar regularmente cadastrado e comprovar residência no município de Taboão da Serra.

Nóbrega lembrou que o projeto aprovado está amparado na legislação vigente. “O Brasil é signatário da Declaração dos Direitos dos Animais, assinada em Bruxelas em 1978 e, além disso, os direitos expostos no tratado internacional, especificamente o direito à igualdade e à vida”, lembrou.

Ong defende hospital público

A Ong Sementes do Amanhã, presidida por Diego Odakura, vem realizando através do facebook uma campanha para a construção de um Hospital Municipal para tratar de animais abandonados e de famílias carentes. Na sessão da Câmara, nesta terça-feira, a Ong realizou uma manifestação pacífica pedindo pela aprovação do projeto.

Segundo o organizador do movimento, Taboão da Serra deve ter esse tipo de serviço, que já existe em outras cidades. “A medicina veterinária avançou muito, mas infelizmente cães e gatos de famílias de baixa renda ainda morrem devido a doenças e ferimentos relativamente banais. Sem tratamento, esses males agravam-se provocando muito sofrimento”, disse Diego Odakura.

Ainda de acordo com Odakura, o projeto do Hospital Público Veterinário além de oferecer tratamento a animais de famílias carentes como cirurgias, tratamentos diversos, o hospital servirá como escola para as crianças. “Elas [as crianças] vão aprender como cuidar bem de seu animal de estimação, também, queremos realizar uma parceria com a Zoonose de Taboão”, falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário