sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Chico Brito aposta na educação.




O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, apresentou oficialmente a nova secretário de educação da cidade em um evento que reuniu professores e funcionários da educação, nesta quarta-feira, dia 13, no O Caipirão.  A professora Lúcia Helena Couto apresentou as novas diretrizes da secretaria para os próximos quatro anos. Os gestores das escolas municipais de Embu das Artes também foram empossados.


Segundo levantamento da assessoria de imprensa, mais de dois mil funcionários da educação entre professores, diretores e assistentes participaram do encontro que durante todo o dia. “A ideia é que a secretaria apresentasse a nova proposta da secretaria. Estamos comandando a prefeitura há 12 anos e a cada início de mandato nos apresentamos as novidades, já fizemos isso quando o Geraldo [Cruz] assumiu em 2001, depois em 2005 e em 2009, quando eu assumi a prefeitura”, disse o prefeito Chico Brito.





O prefeito disse em entrevista ao Portal O Taboanense que nos últimos quatro anos o orçamento para a educação na cidade cresceu 105%, passando de R$ 56 milhões para R$ 124 milhões. “A educação é prioridade para todos os prefeitos, nenhum deles vai dizer que não é prioridade. Mas nós estamos mostrando na prática que a educação é prioridade Em Embu das Artes, não existe prioridade sem investimento”, argumentou.

Entre as novidades apresentadas na reunião, está a expansão da rede municipal, com a municipalização de duas escolas estaduais, que dará mais 1.500 vagas para os alunos do ensino médio e também com a construção de seis creches. “Temos uma busca constante e ativa das crianças que ainda estão fora da escola”.

Para a secretária Lúcia Helena, a escola tem que cumprir com o seu papel na sociedade. “É preciso estruturar o conhecimento”. A secretária disse que uma das prioridades do atual governo é inserir as crianças de seis anos na escola de ensino fundamental. “A construção desse ciclo é fundamental para a alfabetização”, afirmou.

A nova secretária também elogiou as medidas tomadas por Chico Brito na área educacional. “Ele é um prefeito diferenciado, é um militante, um gestor preocupado com a educação”. Outra medida que será implantada é a valorização do coordenador pedagógico, que existe em toda escola de Embu das Artes. “Vamos fortalecer os coordenadores, eles também são corresponsáveis pela educação”.



Chico Brito também pediu que seja resgatada  a função primordial da escola, tendo como foco o aprendizado dos alunos. “A educação é trabalhar com o conhecimento acumulado pela humanidade”.

Foco na leitura


Outra diretriz anunciada pela secretária de educação de Embu das Artes durante a reunião é s valorização da leitura. “Não existe conhecimento sem leitura, queremos transformar cada cantinho das escolas em salas de leitura”, disse. Lúcia Helena também lembrou aos educadores que todo professor é um agente de leitura.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário