segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Registrado mais um caso de “falsa central de atendimento”




Mais dois casos de estelionato foram registrados na agência do Banco do Brasil localizada na Rodovia Régis Bittencourt, no centro de Taboão da Serra, no último dia 07 de fevereiro, quinta-feira. Uma vítima de 27 anos declarou que, ao conferir o extrato bancário de sua conta corrente, constatou que foram feitas transações indevidas no valor de R$ 3.459,02. A vítima também afirma, como as outras, que nunca teve seu cartão roubado e nunca empresotou para ninguém.  
No mesmo dia uma vítima de 59 anos compareceu no 1º DP de Taboão da Serra declarando que seu marido, de 58 anos, tinha ido até a agênciado Banco do Brasil para consultar seu extrato bancário, mas seu cartão ficou preso no terminal de atendimento. A vítima contou que ao lado do terminal haviaum número de telefone (0800-8830654) para atendimento ao cliente. Ao ligarem, a atendente – que se identificou como Amanda – pediu alguns dados da conta, inclusive a senha do cartão, alegando que o cartão seria bloqueado e um novo seria enviado após 48h.


Por terem ligado para um número que estava em um terminal de atendimento dentro da agência bancária, as vítimas não desconfiaram de absolutamente nada. O gerente de sua agência entrou em contato com a vítima via telefone e informou que havia certa quantia em sua conta e, por conta disso, estava oferecendo uma operação financeira. Por ter desconhecido o valor, a vítima foi até a agência mais próxima do Banco do Brasil para consultar seu saldo bancário. Com isso a vítima constatou transações indevidas na sua conta.

Relembrando

No dia 06 de fevereiro uma vítima de 48 anos compareceu na agência para utilizar um caixa eletrônico na agência do Banco do Brasil, localizada na Rodovia Régis Bittencourt, no centro de Taboão da Serra, por volta das 9h45 na última segunda-feira, dia 4, mas a máquina “engoliu” seu cartão. Com isso a vítima ligou para o número 0800-883-0654, que constava na agência como central de atendimento ao cliente.

Ao ser atendido por uma mulher que se identificou como Amanda Santos Dias, foi pedido à vítima que informasse seus dados pessoais, o da conta corrente e sua senha, e a vítima acabou atendendo o pedido. Passados dois dias a vítima consultou sua conta bancária e constatou que haviam feito várias operações bancárias indevidas. Até o momento seu prejuízo foi de R$ 2.398. O caso foi registrado no 1º DP de Taboão da Serra, onde segue em investigação.

Dica de segurança

O investigador chefe do DP de Taboão da Serra, Luís Ledenis Peniche, faz um alerta e explica a nova ação dos criminosos “as pessoas devem ficar atentas aos caixas eletrônicos e aos ‘quiosques’ quando forem pedir auxílio a alguém. O cliente do banco deve verificar se essas pessoas fazem uso de crachás. Geralmente as pessoas praticam esse tipo de crime quando não há funcionários no banco, e quando for fornecido o telefone 0800, devem observar bem porque esse número cai em uma central [de atendimento] clandestina”.

“A pessoa deve desconfiar ainda mais quando algum atendente solicitar sua senha, que são formadas por letras e números na maioria dos casos. Se o cliente suspeitar de algo, deve solicitar ajuda policial”, finaliza o investigador. A falsa central de atendimento é um novo golpe que criminosos estão aplicando em agências bancárias. O correntista deve ficar sempre atento.

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